HELENA TRIGUEIRO

Ulster University

Nutricionista e Investigadora doutoranda na Ulster University, atualmente a estudar a aplicação do pensamento de sistemas e ciência de implementação nas políticas contra a diabetes. Tem experiência em nutrição clínica, desportiva, comunidade de ciência e política de saúde. Exerceu funções no Parlamento Europeu até outubro de 2022. Mestre em Ciências do Consumo e Nutrição pela Universidade do Porto, e licenciada em Ciências da Nutrição pela mesma instituição.

Sessões em que participa:

Dia 19 de Novembro às 14h30

Políticas públicas de prevenção: o papel dos profissionais de saúde

Problemas sistémicos e complexos requerem respostas sistémicas e complexas. A maioria das conquistas da saúde pública no âmbito da prevenção da doença partiram de algum algum tipo de ação política: as políticas de saneamento permitiram a diminuição considerável de zoonoses; as políticas de gestão da poluição diminuem a prevalência de doenças respiratórias, entre inúmeros exemplos que poderiam ser mencionados.

Na alimentação, a políticas públicas de prevenção são essenciais à melhoria dos ambientes alimentares e do estado nutricional da população. Não obstante, a literatura mostra a necessidade dos profissionais de saúde estarem mais preparados para planear, aplicar e estudar políticas públicas de prevenção para a saúde. Profissionais de saúde mais sensibilizados e informados sobre as políticas de saúde entendem melhor as dimensões dos determinantes de saúde (nomeadamente os sociais e comerciais), e conseguem exercer de forma mais integrada e realista.