MAYUMI THAÍS DELGADO

Sonae MC

Nutricionista especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública. Licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Universitário Egas Moniz, com uma Pós-graduação em Gestão da Distribuição e Logística pelo ISEG e Mestre em Publicidade e Marketing pela ESCS. Atualmente, é estudante do Doutoramento em Ciências da Comunicação do Iscte. Coordena a Equipa de Nutrição e Investigação da MC Sonae, tendo mais de 18 anos de experiência na área do Retalho Alimentar. É ainda docente em diferentes Universidades do país.

Sessões em que participa:

Dia 19 de Novembro às 10h00

O papel da indústria alimentar na oferta de novos produtos e fontes proteicas alternativas, de menor impacto ambiental

O conceito de “alimentação saudável” tem evoluído significativamente ao longo dos últimos anos. Hoje, a “alimentação saudável” já não é um benefício isolado, mas sim uma expectativa para todos os produtos alimentares, quer naturalmente saudáveis ou os mais indulgentes. Os consumidores estão mais informados e atentos aos benefícios nutricionais e funcionais de todos os ingredientes.
O novo paradigma da “alimentação saudável” é complexo e abrangente, com 5 pilares principais:

  • A NUTRIÇÃO é um pilar muito relevante. Os consumidores procuram produtos com critérios nutricionais específicos. Produtos com menos açúcares, menos sal, menos gorduras. Produtos com mais frutas, hortícolas, leguminosas e frutos secos.

  • Os consumidores procuram INGREDIENTES ACEITÁVEIS, ingredientes “reais” e reconhecíveis. Produtos naturais, menos processados. Sem aromas, corantes, edulcorantes artificiais. Procuram aquilo a que hoje chamamos “clean label”.

  • E procuram também NATURALMENTE FUNCIONAL. Produtos com adição de proteínas, vitaminas, minerais e fibras de forma natural, ou seja pela incorporação de ingredientes que naturalmente sejam ricos nos mesmos.

  • A SUSTENTABILIDADE. Os produtos saudáveis não são apenas “bons para mim”, mas têm de ser “bons para todos”. Devem seguir métodos de produção sustentáveis, com ingredientes de origem local, com embalagens recicláveis e sustentáveis. E cada vez mais produtos de origem vegetal (plant based).
  • Mas, não menos importante, o pilar do SABOR. Um pilar extremamente importante, pois os consumidores não estão dispostos a comprometer o sabor quando escolhem produtos nutricionalmente equilibrados. Querem produtos saudáveis, mas deliciosos.