RAFAELA HONÓRIO

Nutricionista

Comité Organizador

Nutricionista, pós-graduada em Nutrição Desportiva pela Universidade Lusófona de Lisboa e mestre em Exercício e Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Motivada pela simbiose entre nutrição sustentável e exercício físico, em 2021 desenvolveu um projeto denominado GreenDate. O projeto visa promover a prática de atividade física, otimizar o rendimento desportivo e, concomitantemente, consciencializar para a uma alimentação saudável mais amiga do ambiente. Integra a Associação Vegetariana Portuguesa desde 2019, contribuindo para a promoção da alimentação vegetariana.

Sessões em que participa:

Dia 18 de Novembro às 14h30 – Sala de Workshops

Cuidados nutricionais específicos do atleta vegetariano, e planeamento prático

Os benefícios da alimentação de base vegetal na saúde e no ambiente resultam na crescente adesão à mesma, não só pela população em geral, mas também pela população atlética. Atualmente, sabe-se que uma dieta vegetariana, bem planeada, que inclua uma elevada variedade de alimentos de origem vegetal, é adequada a qualquer fase do ciclo de vida, não sendo a atividade física uma exceção. A alimentação vegetariana é tradicionalmente considerada como sendo baixa em alguns nutrientes – os quais deverá ser dada especial atenção -, como a proteína, ácidos gordos ómega-3, cálcio, ferro, iodo, zinco e vitaminas B12 e D. Por outro lado, este padrão alimentar é tipicamente elevado em hidratos de carbono complexos, fibras dietéticas, magnésio, nitratos, ácido fólico, vitamina C e E, caretonóides e outros fitoquímicos que poderão providenciar alguns benefícios ao atleta. Neste workshop pretende-se sumarizar os potenciais benefícios da alimentação vegetariana no exercício físico, clarificar as recomendações e os cuidados nutricionais do atleta vegetariano, bem como, a aplicação prática das mesmas.

Dia 18 de Novembro às 17h45 – Sala de Workshops

Reflexão sobre evolução da alimentação e nutrição vegetariana em Portugal nos últimos anos: da restauração coletiva, à nutrição clínica e indústria alimentar