CÁTIA PINHEIRO

Nutricionista

Cátia Pinheiro nasceu no Porto, concluiu a Licenciatura em Ciências da Nutrição em julho de 2019 e, em setembro do mesmo ano, foi aceite no Programa Doutoral em Metabolismo – Clínica e Experimentação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É primeira autora de dois artigos científicos, um publicado no British Journal of Nutrition e outro no Porto Biomedical Journal, e é coautora de vários outros artigos. Para além de ter apresentado pósteres em congressos nacionais, é doutoranda e investigadora do grupo ProNutri – Clinical Nutrition & Disease Programming no CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde) e o seu trabalho foca-se nos impactos metabólicos e na saúde, de dietas sustentáveis.

Sessões em que participa:

Dia 18 de Novembro às 10h00 – Sala de Workshops

Projeto VeggieNutri: Primeiro estudo sobre adequação nutricional e saúde metabólica dos vegetarianos Portugueses

As más escolhas alimentares têm sido associadas a um impacto significativo para a saúde e o meio ambiente, ameaçando a saúde pública e a sustentabilidade do sistema nacional de saúde, que se tornou mais vulnerável com a recente pandemia de COVID-19. Promover uma mudança para dietas de base vegetal pode proporcionar um impacto positivo para a sociedade, tanto para a promoção da saúde quanto para o meio ambiente, e é uma ação fundamental para alcançar sistemas alimentares mais sustentáveis. Em particular, as dietas vegetarianas estão a ganhar popularidade em Portugal e no mundo. Têm um baixo impacto ambiental em comparação com dietas não vegetarianas e têm sido associados a uma redução no risco de diabetes e doenças cardiovasculares e algumas formas de cancro. É possível que isso seja medido por efeitos positivos na composição corporal, pressão arterial, secreção de insulina e controlo glicémico. As dietas vegetarianas têm sido associadas a um estado inflamatório mais baixo a ponto de serem consideradas como uma abordagem para marcadores inflamatórios mais baixos em pacientes com doença arterial coronária. No entanto, nem todas as dietas vegetarianas são nutricionalmente adequadas e as escolhas alimentares são diferentes entre os países, exigindo ações específicas em cada país.

O estudo VeggieNutri visa examinar e comparar a qualidade nutricional e parâmetros metabólicos entre populações vegetarianas e não vegetarianas, sendo um estudo transversal em curso que visa recrutar uma amostra de 400 adultos portugueses saudáveis, não vegetarianos, lacto-ovovegetarianos e veganos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. Uma oportunidade para caracterizar e comparar diferentes grupos populacionais, agrupados por hábitos alimentares, e identificar potenciais oportunidades, riscos e lacunas para alcançar e implementar dietas saudáveis de baixa pegada.