COLIN SAGE

FCNAUP

O Dr. Colin Sage é um pesquisador independente que trabalha nas interconexões de sistemas alimentares, saúde planetária e bem-estar humano. Além da experiência de campo que obteve a sul do globo, trabalhou em estreita colaboração com produtores de alimentos artesanais na Irlanda e foi o presidente fundador do Cork Food Policy Council (2013-19). É autor de Ambiente e Alimentação (2012); co-editor de cinco livros; e editor de A Research Agenda for Food Systems (recém publicado). É Professor Afiliado da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Professor Assistente na Universidade de Ciências Gastronómicas perto de Turim e na Universidade Americana de Roma; e ocupou cargos convidados de pesquisa nas Universidades da Tasmânia e Bérgamo.

Sessões em que participa:

Dia 19 de Novembro às 12h00

Alimentar o futuro: o papel das dietas de base vegetal no desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis

É reconhecido que os sistemas alimentares têm uma contribuição significativa para a emergência climática, representando cerca de um terço das emissões antropogénicas de gases de efeito estufa (GEE). Com base nas projeções atuais, os sistemas alimentares, se permanecerem inalterados, impedem o cumprimento da meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento atmosférico abaixo de 2°C.

Grande parte da responsabilidade recai sobre a criação de animais para produção de carne, cuja produção foi responsável por 54% dos GEE agrícolas entre 2018 e 2020. Mais de 30% da superfície terrestre total do planeta é dedicada à pecuária e um terço da terra arável do mundo usada para o cultivo de ração para gado (OCDE-FAO 2021; UNEP 2022; Sage 2022).
Ao mesmo tempo, a insegurança alimentar e nutricional está a aumentar juntamente com uma carga crescente de doenças atribuídas a fatores dietéticos. Dietas ricas em carne estão associadas a taxas elevadas de cancro colorretal e doença cardíaca coronária e acredita-se que contribuam para a resistência antimicrobiana e riscos de biossegurança por meio de transbordamentos zoonóticos de mutações virais (Potter, Jackson 2019).

Em conjunto, há um corpo crescente de pesquisas científicas em várias disciplinas que demonstram uma necessidade urgente de mudança na dieta, particularmente uma redução significativa nos níveis de consumo de carne encontrados em países de rendimento elevado e médio. Embora o argumento a favor das dietas baseadas em vegetais pareça irrefutável, poderosas forças de influência económica estão determinadas a manter a linha do “business as usual” em prol do consumo de carne, mesmo quando alguns destes atores diversificam os investimentos em proteínas alternativas. Os defensores de dietas sustentáveis, apesar de estarem munidos de fundamento científico esmagadoramente superior que une a saúde planetária à humana, são ofuscados e confrontados pela negação por parte do lobby da carne. Nesta sessão falar-se-á sobre esses desafios.