LAURINDA SIMÕES

Nutricionista

Comité Organizador

Foi arquiteta, durante vários anos, até ser diagnosticada com cancro de mama o que a fez mudar de estilo de vida e prosseguir por uma nova licenciatura em Ciências da nutrição. É hoje nutricionista (5167N), na área da investigação e dedica a sua atuação clínica ao acompanhamento alimentar e nutricional, assim como de mudança de estilo de vida, de pacientes com cancro da mama. Possui formações adicionais nas áreas da Nutrição em Oncologia, Investigação e Intervenção Motivacional Culinária, é membro fundador e vogal da direção da Sociedade Portuguesa de Medicina de Estilo de Vida (SPMEV) e participa ocasionalmente como preletora em seminários e congressos.

Sessões em que participa:

Dia 18 de Novembro às 16h30 – Sala de Workshops

Medicina do Estilo de Vida: a importância dos hábitos saudáveis

A Medicina do Estilo de Vida apresenta uma abordagem nova e desafiadora na prevenção e tratamento de doenças não transmissíveis, as causas mais importantes e prevalentes para o aumento da morbilidade e mortalidade em todo o mundo. A maioria das doenças crónicas está relacionada e dependente de fatores de risco modificáveis, ou seja, são doenças que dependem do nosso estilo de vida.

As doenças crónicas são responsáveis ​​por 74% de todas as mortes no mundo e, em Portugal, são responsáveis ​​por 87% do total de óbitos. Um cenário ainda mais preocupante.
Este novo ramo da medicina surge com objetivo principal de prevenir, tratar e reverter a progressão destas doenças agindo sobre as causas subjacentes. Define-se como um conjunto de procedimentos clínicos, baseados em evidência, que apoiam a mudança de comportamento através de técnicas centradas no indivíduo e estruturadas em seis pilares de atuação: Nutrição, Atividade Física, Sono, Gestão de Stress, Redução de Substâncias Tóxicas e Relações Sociais.

Optar por um padrão alimentar predominantemente integral e de base vegetal, adaptado às preferências locais e individuais, rico em frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes, especiarias, azeite e minimizar o consumo de produtos processados, gorduras saturadas e açúcares adicionados é uma estratégia importante na prevenção, gestão e, em alguns casos, reversão de doenças crónicas relacionadas com o estilo de vida, assim como na promoção da saúde geral.
Ser fisicamente ativo pode melhorar os resultados de saúde em todos os indivíduos, independentemente da idade, sexo, etnia ou deficiência. Por esse motivo, a atividade física consistente é uma intervenção eficaz no estilo de vida para otimizar a saúde e o bem-estar geral.

O sono é vital para a manutenção da saúde e necessário para a recuperação da saúde física, mental e emocional. A medicina do estilo de vida e as estratégias para um sono saudável, são pilares essenciais que podem ser oferecidos na manutenção e recuperação da saúde.
O fornecimento de técnicas de gestão de stress, constitui um componente integral das principais intervenções de medicina do estilo de vida. O Mindfulness (como atitude a manter na vida quotidiana e como treino mental) surge como uma ferramenta útil para treinar a inteligência emocional, uma vez que se apoia na capacidade de a manter forte e estável.
O álcool, nicotina, cafeína e drogas podem ameaçar a saúde, assim como toxinas e poluentes ambientais. É importante entender e gerir os riscos. Comportamentos positivos, que melhoram a saúde, incluem parar de fumar e limitar a ingestão de álcool. As recomendações da Medicina do Estilo de Vida são adaptadas às necessidades individuais e desenvolvidas para implementar um plano pessoal de melhoria da saúde.

Os seres humanos estão programados para a união, e essa ligação afeta nossa saúde. O isolamento social, tem um efeito negativo na saúde e pode aumentar os sintomas depressivos, bem como a mortalidade. A promoção de relações sociais saudáveis é uma estratégia preventiva e tem impactos substanciais em muitas categorias de saúde, desde controle de peso, diabetes, doenças cardiovasculares, cancro e depressão. Incorporar grupos de suporte na intervenção terapêutica, parece fundamental para a saúde geral e para que os hábitos saudáveis ​​sejam sustentáveis.

A Medicina do Estilo de vida, requer habilidades e competências, dirigidas a comportamentos de risco com o objetivo da promoção da saúde, através de equipas complementares de profissionais de saúde. O envolvimento de diferentes disciplinas e profissionais de saúde aliados, garante uma maior disponibilidade dessas habilidades dentro de uma equipa complementar de trabalho e, além de reduzir os custos totais, tem potencial para aumentar notavelmente os indicadores de saúde física e mental e a qualidade de vida da população.